CARACOL/MS ,22 de julho de 2018
25/06/2018 09:00
Prefeitura de Caracol Encaminha Pacientes para a Caravana da Saúde

A Prefeitura de Caracol através da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou deste a última sexta-feira (22), moradores de Caracol para serem atendidos durante a Caravana da Saúde em Campo Grande.

No Primeiro dia foram realizadas as consultas oftalmológicas num total de 40 e desse total 25 pacientes foram diagnosticados para realizar cirurgia. No dia 24 já foram realizadas 8 e no dia 25 mais 5 o resto todas serão feitas até o fim da caravana

A Prefeitura de Caracol vem trabalhando para dar todo o suporte para quem precisa ser atendida pela Caravana da Saúde, com ônibus à disposição, alimentação e uma equipe ajudando os moradores do município.

O Prefeito Manoel Viais destaca a importância da caravana e agradece o Governador Reinaldo Azambuja e o Deputado Paulo Correa por terem incluído mais uma vez Caracol na lista de atendimentos da Caravana.

o Secretario Mnunicipal de Saúde William Gonçalves agradece toda equipe que esteve envolvida direta ou indiretamente se deslocando, acompanhando e orientando os pacientes.

Sobre a cirurgia da catarata:

O procedimento não costuma durar mais do que meia hora. O médico usa um ultrassom para tirar a camada que dificulta a visão. Depois, ele coloca uma lente fixa no olho do paciente que vai ajudá-lo a enxergar após a cirurgia. Não é necessário ficar internado e a recuperação acontece em uma semana.

Saiba que quanto mais grossa for camada que será retirada dos olhos, mais difícil será a cirurgia. Por isso é importante procurar o tratamento no SUS assim que perceber sinais da doença.

Sobre a cirurgia de pterígio:

A cirurgia do pterígio é realizada com anestesia local (ou seja, a pessoa fica acordada e não recebe anestesia geral), dura em média 15 a 30 minutos, e a pessoa vai para casa no mesmo dia e com curativo no olho. Nos primeiros dias, o olho fica vermelho e irritado e com o uso dos colírios vai voltando ao normal em algumas semanas.