CARACOL/MS ,20 de agosto de 2018
12/06/2018 10:24
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos Já está em Caracol

Já está no em Caracol a Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos em Mato Grosso do Sul, com atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento começa nesta Terça-feira (12) e vai até amanha 13, no horário das 7 às 17 horas.

Durante a cerimonia de abertura dos trabalhos estiveram presente o Secretário de saúde Willian Gonsalves, a primeira dama Dona Célia Viais, o Presidente da câmara de Vereadores Douglas Vilalba e os vereadores Adair Amarilha, Preguinho, Magaly Godoi, Dilmar Leite e Edmundo Timóteo. Estiveram presente também a Procuradora Jurídica do Município Dra Gesiene Moreno e a secretária de Educação Mariza Ibanes

De acordo com informações da Secretaria, nesse período serão atendidas as usuárias cadastradas nas unidades de saúde do Município, com mamografia e preventivo. As pessoas que ainda não são cadastradas poderão procurar as unidades de saúde e se inscreverem para futuro atendimento com a equipe do Hospital de Câncer de Barretos.

Recomendações

Para realizar os exames de mamografia as mulheres previamente cadastradas devem ter entre 40 a 69 anos de idade, não estar grávida nem amamentando, ter realizado o último há, pelo menos, mais de 1 ano, e evitar produtos cosméticos, como talco ou hidratantes, no dia do exame. As mulheres que já realizaram exames na Carreta devem ter, no mínimo, dois anos da última mamografia, para se submeterem ao novo exame.

á para o preventivo, a idade mínima é de 25 e a máxima de 65 anos; as inscritas não devem ter tido relação sexual nos dois dias anteriores às datas dos exames; não estar gestante; não ter feito uso de nenhum tipo de pomada ginecológica dois dias antes do exame; e, na suspeita de gravidez e menstruação atrasada, abster-se de realizar o exame. A mulher não pode estar menstruada no dia desse procedimento.

Todas as mulheres previamente cadastradas nas unidades de saúde devem apresentar documentos pessoais de identificação (RG, CPF, Cartão SUS e um comprovante de residência) no dia do exame. As unidades estão comunicando as pacientes das datas designadas para os exames, de acordo com a ordem do cadastramento.